sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Um beijo na alma


Yehuda Amichai é considerado o maior poeta israelense do século XX. Tal constatação me ficou clara quando tive contato com alguns de seus escritos, desde já antecipo que agradaram-me em demasia, e me fizeram notar a extraordinária sensibilidade poética do artista em questão. Gostei da sutileza das palavras em seus poemas, da sua mensagem comum mas que, de repente, se torna tão inquietante, dos sentimentos expostos e confusos. Deixo aqui um dos poemas de Yehuda Amichai, justamente, aquele que me fez lembrar de algumas coisas e me fez pensar em outras. Aquele que me tocou com o toque particular da arte - que é só dela - de sua metade manifestação e de sua metade segredo.



Na história de nosso amor.
Um foi sempre


Na história de nosso amor, um foi sempre
Uma tribo nômade, outro uma nação
em seu próprio solo
Quando trocamos de lugar, tudo
tinha acabado.
O tempo passara por nós, como
paisagens
Passam por trás de atores parados
em suas marcas
Quando se roda um filme.
As palavras
Passarão por nossos
lábios. Até as lágrimas
Passarão por nossos
olhos.
O tempo passará
Por cada um em seu
lugar.
E na geografia do resto de
nossas vidas.
Quem será uma ilha e quem
uma península
Ficará claro pra cada um de nós
No resto de nossas vidas
Em noite de amor com outros.

Yehuda Amichai

4 comentários:

Rogerio Stopa disse...

Um dia escreverei a minha. Infelizmente o famoso "tempo" me prende muito as minhas responsabilidades com o que eu trabalho e estudo, mas sempre encontro um tempo enriquecedor para ler e apreciar essas leituras. Não tento compreendê-las e sim sentí-las. Deve ser esse o segredo de eu gostar tanto.

Pedro B. M. Serrano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro B. M. Serrano disse...

adorei a definição da arte como "metade manifestação e metade segredo".

aliás, gostei do blog. você escreve muito bem e sobre coisas interessantes.

Maura Voltarelli disse...

Pedrooo, irmão do Daniel hahahaha...Obrigada viu pelo comentário e pelos elogios!